,

Mundo dos Vinhos – Prof. Adilson Amatto

R$150,00

O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Aliás, a história do vinho é tão Antiga — com “a” maiúsculo mesmo, pois a “bebida de Dionísio” já aparece na Antiguidade Clássica e até no Velho Testamento, nas uvas cultivadas por Noé — que quase poderíamos dizer que ela coincide com a da nossa civilização. Mas você já parou para pensar em como alguém teve a brilhante ideia de experimentar suco de uva fermentado e, assim, iniciar a expansão do vinho mundo afora? Também existem vários estudos para compreender os efeitos do vinho no organismo, na escola de medicina da Universidade de Boston, foi comprovado que o consumo moderado pode levar a melhores resultados em testes de habilidade, emoção e mobilidade, entre muitos outros benefícios para saúde.

No nosso curso você vai conhecer:

• História do vinho;

• O vinho e seus métodos de produção;

• Principais variedades de uvas para a produção de vinhos;

• Principais variedades de vinhos e suas características;

• Principais regiões produtoras de vinho;

• Serviço do vinho: temperatura, utensílios, abertura de garrafas, importância da rolha e dos copos, escolha, compra e armazenagem dos vinhos;

• Degustação: análise visual, olfativa e gustativa;

• Harmonização entre vinho e alimento.

Pronto para começar!

Curso com 15 aulas gravadas.

Adilson Luis Amatto

Curso Gravado

É professor do Centro Paula Souza, coordenador do curso técnico em viticultura e enologia da Etec Benedito Storani em Jundiaí, e produtor de uvas e vinhos na vinícola Família Amatto, em Vinhedo (SP). É habilitado como Sommelier Internacional, com certificações no Brasil, pela UCS (Universidade de Caxias do Sul), e na Itália, tanto pela FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori) como pelo ICICF (Italian Culinary Institute for Foreigners). Tem ainda especialização Master Wine nas regiões do Piemonte (Barolo e Barbaresco) e da Toscana (Montepulciano, Montalcino e Chianti). Formado em relações públicas pela PUC-Campinas e gastronomia pela Anhembi Morumbi. Fez pós-graduação em gestão estratégica em comunicação organizacional, na Escola de Comunicações e Artes da USP, pós graduação em viticultura e enologia pela faculdade Unyleya e extensão em tecnologia em vitivinicultura, na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp.